quinta-feira, maio 13, 2010

Marcos Giovani Andrades Veiga - Depoimento sobre FREE 2008/2009



Cara, a experiência nos EUA foi incrível, não tenho nada de significativo que tenha sido ruim para exteriorizar. Ao contrário, tudo foi excelente, as amizades, as festas, até os desafios no trabalho vieram para acrescentar algo de bom. Aliás, o povo americano é muito prestativo, solidário, paciente e mais educado que qualquer outro povo que eu conheço. Potencialmente uma nação que merece o título de "donos do mundo".

Gostei do apoio Egali para praticamente tudo, desde o início do programa, sempre tive atendimento Vip com o pessoal do escritório aqui de Santa Maria (Thássia, Marcelo, Gustavo) e a Mari Cortinhas, coitada, às vezes tinha pena dela, de taaanto que eu incomodava e xaropiava as tardes dela... hehehe. Mas sempre pude contar com todos eles (sem exceção) para o que precisávamos, foi 10!!

A cidade que estávamos era uma cidade muito fria, nevava toda a semana e a beleza se intensificava na medida em ficava mais frio. O Mc em que trabalhei ficava na frente do meu apartamento e do lado tinha um Walmart 24h. Logo, tudo era perto, limpo e acessível.

Através das amizades que fizemos lá (os americanos), podemos conhecer vários lugares interessantíssimos e algumas das atrações internacionais do local, tal como as lagoas congeladas, pistas de patinação de gelo, as montanhas, os canyons e os Arches (encantadores), dentre eles, o Delicate Arch (com certeza o mais famoso Arco Natural esculpido em rocha do globo).

Sem dúvida também, um dos melhores dias lá foi quando fui na Estação de Esqui. Nossa, em uma palavra poderia caracterizar: AMAZING!!!

Viajei bastante pela região em que eu estava. Como estava no estado de Utah (cidade de Orem), foi um pulo para conhecer Las Vegas (sem dúvida os melhores dias da minha vida).

Terminei minha estadia nos EUA após passar alguns dias na Califórnia. Fiquei em Los Angeles por alguns dias, mas visitei Hollywood (em especial a Universal Studios, que foi deveras marcante, pela diversão e pela vivência pessoal dentro dos bastidores de gravações dos melhores filmes do cinema Hollywoodiano). Vi a famosa montanha com as letras HOLLYWOOD e quase chorei de emoção.. hahaahahaah... Depois passei rapidamente por Beverly Hills, e finalizei essa mini temporada no estado dos sonhos de qualquer pessoa (a Califórnia) passando um dia inteirinho na praia de Santa Mônica.

Os 3 meses de viagem me trouxeram muitos atributos de amadurecimento, pois aprendemos a viver e a nos adequar às reais características de um mundo um tanto quanto diferente do nosso. Foi incrível a oportunidade que tive de poder explorar cada espaço disponível e poder enxergar um outra realidade, outrora, desconhecida por todos nós.

Faria, com certeza, o programa de novo. Entretanto isso depende agora principalmente das minhas prioridades, senão já estaria "matriculado" para mais uma jornada rumo ao país do consumismo (e booooooota consumismo nisso, tá louco... voltei pelado pra casa... hahahhaah).

Marcos Giovani Andrades Veiga

sábado, maio 08, 2010

Juliana Farias - Depoimento durante FREE 2008/2009



“O que eu vou fazer nas férias de 2009?”, pensava eu em outubro. Em uma quinta-feira fui na Egali de Pelotas – a agência era bem novinha, tinha uma semana só – e no outro dia comprei o programa FREE de trabalho nos Estados Unidos. A vaga no Hawaii era uma tentação. Dois dias depois fiz a entrevista por telefone e fui aceita =)

O pessoal da Egali foi o máximo. Confesso que fui bem relapsa e entreguei a documentação necessária para a viagem no último prazo.


Acabei conhecendo minha companheira de viagem em São Paulo – outra gaúcha viajando pela Egali de Santa Maria. Chegamos juntas em Maui no Hawaii e
estamos aproveitando bastante desde então.

Ficamos procurando um carro para comprar desde que chegamos aqui, até que encontramos um e foi amor a primeira vista. “CARANGO”, é o nome dele. Um Toyota Corola 89 automático que não tem chave. Ou melhor, tem chave... uma escovinha de dente verde (ou árvore, uma pedra, etc.). É claro, sem chave, nenhuma das quatro portas podem ser trancadas. Mas ele é o máximo!
É sempre uma aventura andar com o Carango, porque nunca tenho a certeza de que ele vai funcionar. Já me deixou em alguns apertos, mas nada que umas giradas no cabo da bateria e um pouco de paciência não resolvessem.

Já fiz várias coisas por aqui:
nadei com a baleia Humpback (tradicional de Maui), com tartaruga, vi o sol nascer no topo do vulcão Haleakala, surfei, fiz snorkel... ixi, a lista é longa. O melhor de tudo foi pular de para-quédas em North Shore, em Oaho. Foram 14 mil pés de altura e pude ver todo o litoral de North Shore e as ondas gigantes de Pipeline.

Obviamente. é difícil ficar longe da minha família que tanto me ajuda, do namorado (beijo amor!) e dos amigos, porém, foi através de uma experiência como esta que
pude quebrar as barreiras culturais, ter férias memoráveis e ainda praticar uma língua estrangeira. Tudo isso graças ao programa FREE da Egali!!

Recomendo para qualquer universitário que esteja pronto para uma aventura diferente no verão! =)

It’s a lifetime experience!!!


Mahalo e Aloha!


Juliana Farias