quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Mudança de Política - Redes Sociais (Facebook)

Olá Pessoal,

A partir de hoje a Egali Intercâmbio está alterando suas políticas de atuação nas redes sociais, em especial no Facebook.

Por não termos como mensurar os problemas e dar a devida atenção para cada caso colocado em nossos perfis e grupos providenciando a resolução dos mesmos, e no intuito de manter a qualidade do atendimento e do serviço que prestamos aos nossos alunos, excluímos os grupos de programas e destinos e perfis de regionais do Facebook. As redes sociais não são o canal oficial de atendimento aos alunos, poranto continuaremos o atendimento normalmente através de nossas unidades, e-mail e telefone.

No Facebook, materemos a página da Egali Intercâmbio, clique aqui e não deixe de nos curtir para ficar por dentro de promoções, receber dicas e informações úteis para o seu intercâmbio!

A Base FREE continua disponível até o dia 15 de Março através dos seguintes canais de comunicação:

  • E-mail: basefree@egali.com.br 
  • Telefone: (945) 903-0934 
  • Skype: egali.base.free
Após esta data, os alunos poderão contatar nossa equipe de Suporte ao Aluno. Ao nos aproximarmos do dia 15 faremos um novo post com informações detalhadas sobre o assunto.
 
Abraços,

Base FREE 

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Esclarecimentos - Saída mais cedo

Pessoal,

Como muitos de vocês estão com dúvidas e um pouco confusos em relação à saida mais cedo do empregador, consequencias que isso pode trazer e quais as regras em relação a isto, resolvemos fazer este post para esclarecer todos as questões sobre o assunto.

Primeiramente, como sempre falamos, a data até a qual o aluno deve trabalhar é aquela que está indicada no DS-2019. Esta data foi informada por vocês, seja na feira, na entrevista por Skype ou em seu resume e, baseando-se nesta informação, os empregadores se planejaram de acordo com sua disponibilidade de datas e o seu DS-2019 foi emitido.

Informamos na orientação pré-embarque e em diversas outras ocasiões que, caso o aluno precisasse sair alguns dias antes (2, 3, 5 dias) não haveriam grandes problemas e bastava que o mesmo tivesse autorização de seu empregador. Entretanto, em momento algum foi falado que era aceitável sair do emprego duas ou três semanas antes do prazo estipulado.

Ainda, conforme informado, o Sponsor é o responsável pelo intercâmbio de vocês, portanto toda e qualquer autorização quanto à mudanças no programa (datas, emprego, mudança de endereço, etc.) deveria ser comunicada diretamente ao Sponsor, principal ponto de contato nos EUA durante o intercâmbio.

As regras do programa são definidas pelo Departamento de Estado (DOS) dos EUA e é através dos Sponsors que o governo certifica-se de que estas regras estão sendo seguidas. Mas afinal, o que o DOS diz sobre deixar o seu empregador mais cedo? A regra é clara:

"Se você pretende deixar o seu programa, você deve notificar o seu Sponsor. O seu Sponsor irá então inserir esta informação no SEVIS e será esperado que você deixe os Estados Unidos imediatamente. Você não terá direito ao período de pós-conclusão de 30 dias, pois você não completou o seu programa com sucesso.". Fonte: http://j1visa.state.gov/basics/common-questions/.

Em outras palavras, você só pode sair mais cedo do seu programa se possuir autorização do Sponsor e, caso faça isso, não terá direito ao período de viagem (Grace Period) e deverá voltar ao Brasil imediatamente. Caso você opte por descumprir esta regra, você ficará irregular nos Estados Unidos e, se for pego, será deportado.

Vale ressaltar que nenhum aluno será preso por deixar o seu empregador ou será impedido de retornar ao país nos próximos 5 ou 10 anos. Somente em situações em que o aluno for deportado que haverá restrições de viagem aos EUA por determinado tempo.

Mas então por quê meu Sponsor me disse que posso ter problemas com outros vistos para os EUA?

Como falamos acima, a informação de que você deixou o seu programa mais cedo do que previsto e não completou-o com sucesso ficará registrada no sistema SEVIS, ao qual os consulados americanos tem acesso. Em uma futura solicitação de visto para o país, o consulado poderá questionar esta informação e interpretá-la de forma negativa, podendo não lhe conceder o visto por este motivo. Isto é uma possibilidade e não uma certeza, visto que cada caso será avaliado pelo agente consular e o resultado dependerá de sua interpretação.

Por fim, pedimos aos alunos que possuem autorização por escrito de seu empregador liberando-o em determinada data que nos enviem tal documento ou comunicação para que possamos argumentar com o Sponsor.

Quaisquer dúvidas, seguimos à disposição através de nosso e-mail, telefone e Skype.

Abraços,

Base FREE.

sábado, fevereiro 11, 2012

Importante: Saída Antecipada do Empregador

Pessoal,

Estamos somente no início de fevereiro e nos últimos dias recebemos diversos contatos de alunos questionando-nos sobre sair mais cedo do emprego, seja para voltar ao Brasil ou ir viajar pelos EUA. Recebemos também diversos contatos dos Sponsors com os quais trabalhamos chamando atenção para tal ocorrência.

Conforme falamos em inúmeras situações durante a preparação para o embarque, nas feiras de empregos e nas orientações pré-intercâmbio, os alunos deverão permanecer em seu trabalho até a data informada em seu formulário DS-2019 e visto. Somente após completar o período de trabalho que o aluno tem direito aos 30 dias de viagem. Caso o aluno saia antes da data de término do programa indicada em seu DS, o aluno deverá retornar imediatamente ao Brasil e não terá direito ao período de viagem.

Lembramos que ao aceitar a vaga de emprego, o aluno se comprometeu em trabalhar até a data que consta na Job Offer e o empregador fez o seu planejamento de staff contando com a presença dos alunos até tal data. Ao sair mais cedo, vocês estão prejudicando não somente o empregador, porém o programa e a si próprios. Quando um aluno deixa o seu emprego antes do tempo programado, o seu programa é cancelado no sistema controlado pelo governo americano e esta informação fica registrada, podendo prejudicar uma solicitação futura de visto para os Estados Unidos.

Por favor, é de extrema importância que todos os alunos trabalhem até a data indicada em seu DS-2019.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

Abraços,
Base FREE